O olho humano é uma característica única de cada indivíduo, semelhante a uma impressão digital. Não existem duas pessoas que compartilhem exatamente o mesmo formato, cor e aparência dos olhos. A variedade de cores de olhos, do castanho ao verde, acrescenta à nossa individualidade única. Mas quais cores de olhos são as mais comuns e quais são as mais raras?
Olhos Castanhos
Dominante globalmente, estima-se que os olhos castanhos estejam presentes em cerca de 70-90% da população mundial. Esta cor de olho tem a maior quantidade de melanina, oferecendo proteção natural contra o sol.
Olhos Cor de Avelã
Olhos de cor avelã, caracterizados por uma mistura de flocos dourados, marrons ou verdes ao redor das bordas, têm uma quantidade significativa, mas não a maior, de melanina. Eles representam um belo mosaico de cores de olhos.
Olhos Azuis
Olhos azuis são encontrados em aproximadamente 8% da população mundial. Uma mutação genética ocorrida há milhares de anos levou ao desenvolvimento dessa cor de olho, que os pesquisadores acreditam que pode ser rastreada até um único ancestral.
Olhos Verdes
Com apenas cerca de 2% da população tendo olhos verdes, eles estão entre as cores de olhos mais raras. Esses olhos têm uma quantidade de melanina de baixa a moderada.
Olhos Cinzas
Olhos cinzas são mais raros do que olhos azuis, com apenas 3% da população mundial os possuindo. Esta cor é provavelmente devido a um baixo conteúdo de melanina e a uma composição estromal específica que dispersa a luz de maneira diferente, dando aos olhos uma aparência prateada.
Olhos Âmbar
Olhos âmbar, que têm uma tonalidade sólida amarelada, dourada ou cobre, compõem uma pequena porcentagem da população. Esses olhos são tipicamente encontrados em indivíduos de ascendência espanhola, asiática, sul-americana ou sul-africana e estão livres de flocos marrons, verdes ou laranjas.
Se você quiser ver como ficaria com uma cor diferente de olho, coletamos uma lista dos melhores lugares para comprar lentes de contato coloridas online, para que você possa facilmente experimentar uma cor de olho diferente.