Os colírios são incríveis para proporcionar alívio sintomático para olhos secos e arenosos causados por uma variedade de problemas. Com tantos tipos de colírios no mercado, pode ser difícil saber quais seriam os mais adequados para você. É uma boa ideia fazer um check-up de saúde abrangente com seu oftalmologista para uma recomendação personalizada de tratamento para olho seco. Enquanto isso, aqui está um breve guia para aprender sobre diferentes colírios.
Conservantes vs. Sem Conservantes
Conservantes são usados em colírios para mantê-los estéreis, o que prolonga a vida útil do produto. Isso aumenta a relação custo-benefício e a conveniência, pois um único frasco de uso múltiplo pode durar vários meses. Esta opção é melhor para usuários infrequentes que apresentam sintomas muito leves e ocasionais de secura e sensação de areia nos olhos.
Colírios sem conservantes são recomendados, pois os conservantes às vezes podem causar irritação ou agravar a secura, especialmente com uso frequente. Colírios sem conservantes vêm em unidades de dose única ou frascos de dose múltipla, mas com uma vida útil mais curta. Esta opção é melhor para olhos sensíveis que requerem uso frequente de colírios. Geralmente, podem ser usados enquanto se usa lentes de contato.
Ingredientes Importantes
Ácido Hialurônico
- Retenção de umidade
- Alta viscosidade para criar um filme duradouro sobre a córnea
- Aumentar as propriedades de cicatrização da córnea
- Ser uma substância naturalmente presente que causa menos irritação
Exemplos desses colírios incluem: Hyloforte, Blink Tears.
Fosfolipídios
- Ser a opção ideal para pacientes diagnosticados com Olho Seco Evaporativo, geralmente causado por falta de lipídios naturalmente presentes nos olhos por condições como a Disfunção da Glândula de Meibômio
- Melhor compatibilidade com lágrimas naturais, pois contêm componentes similares aos encontrados nas lágrimas naturais
- Lubrificação de longa duração
Exemplos desses colírios incluem: Systane Complete, Novatears.
Ciclosporina
Em alguns países, a ciclosporina é um ingrediente em colírios que pode ser adquirido sem receita médica. É um imunossupressor que causa aumento na produção de lágrimas em pacientes cuja produção de lágrimas é presumivelmente reduzida devido a inflamação ocular. Eles funcionam de maneira diferente dos colírios lubrificantes, pois atacam a raiz do problema e aumentam a produção natural de hidratação dos olhos.
Exemplos desses colírios incluem: Restasis.
Formas
Líquido
A maioria dos colírios é líquida e é aplicada através de um conta-gotas. Esses colírios são frequentemente fáceis de usar e podem proporcionar alívio imediato dos sintomas. Esta é a forma mais comum de lubrificação usada para os olhos. A única desvantagem de usar esses colírios é que podem ser necessários reaplicações mais frequentes em comparação com outras formas, e há um potencial de visão borrada após a aplicação, que tende a se recuperar rapidamente.
Gel
O gel tem uma consistência mais espessa e viscosa do que os colírios líquidos, geralmente dispensado de um tubo ou frasco. A consistência mais espessa proporciona lubrificação prolongada e permanece mais tempo no olho, reduzindo a necessidade de aplicação frequente. Eles são adequados para condições de olho seco severo ou mesmo para proteção durante a noite. A principal desvantagem é que causam uma visão borrada temporária mais perceptível devido à sua consistência mais grossa.
Spray
Colírios em spray são aplicados como uma névoa fina ou spray. A aplicação geralmente envolve borrifar o produto nas pálpebras fechadas e depois piscar ou diretamente no olho aberto. Eles fornecem uma distribuição uniforme e são especialmente benéficos para pacientes que têm dificuldade em manter os olhos abertos para o uso do conta-gotas. Uma desvantagem é que pode ser mais difícil controlar a quantidade exata aplicada, o que pode levar a desperdício potencial ou distribuição desigual.